• Amor em Movimento

    Generosidade e Reciclagem geram arranjos que emocionam

    DSCN8284

    Você sabe o que acontece com as flores utilizadas para decorar grandes eventos, como casamentos, quando eles terminam? Lixo. E o que acontece quando uma florista criativa une generosidade e reciclagem? Flor Gentil, esse é o nome do belíssimo projeto que participei.

    Eu me apaixonei por esse projeto em 2011, mas só esse ano que fui lá conhecer. E foi uma experiência deliciosa e mega desestressante.

    O projeto foi criado pela florista Helena Lunardelli que decidiu dar um novo final às lindas flores que embelezam os eventos por aí. Lunardelli percebeu que aquelas flores que antes eram descartadas em ótimo estado poderiam ser reaproveitadas e transformadas em pequenos arranjos para serem entregues em casas de repousos.

    Eu e uma amiga, estivemos por lá no domingo 28/02. Chegamos por volta das 10h e ficamos até às 13h. Aprendemos a fazer a triagem das flores, separar as que estavam em bom estado das que não estavam. Essa parte é bem difícil no início, pois requer um pouco de desapego. Temos que descartar algumas flores que aparentemente estão boas. São flores que ainda estão bonitas, mas que em um dia estarão murchas. Dói no início, mas depois a gente acostuma.

     

    DSCN8267

    DSCN8278

    DSCN8276

    DSCN8272

    Separamos por cor e tipos de flores. Na sequência começamos a montagem dos arranjos. Não existe um jeito certo de fazer. Podemos soltar a criatividade. Porém tem sempre um coordenador que ajuda, dá dicas para que seu arranjo fique com cara de profissional. Tem gente que vai e só fica na triagem, outros  preferem ficar só na criação dos arranjos. Eu gostei dos dois trabalhos. É uma terapia. Não requer muita habilidade manual, o que me deixou bastante à vontade. O clima estava animado e me senti bem acolhida no projeto. Acho isso uma parte importante do trabalho voluntário. Depois dessa etapa de montagem, decidimos acompanhar a equipe na visita a uma casa de repouso de senhoras em Pinheiros.

    DSCN8294

    DSCN8300

    Nesse dia teve a filmagem para uma matéria sobre o projeto e eu acabei participando. Conversei com algumas senhoras muito simpáticas. A alegria delas em receber as flores me emocionou bastante. Mas consegui segurar as emoções. Isso é algo bem difícil pra mim (sou mega manteiga derretida). E algumas pessoas que participam do projeto me confidenciaram que ainda não participaram de uma visita, por conta do medo de como reagiriam, então preferem ficar nos bastidores, preparando os arranjos. O mais importante é não deixar os pensamentos tristes invadirem nossa mente. É tentar viver o momento e se entregar a uma conversa mais otimista e carinhosa. Para mim, funcionou. E acredito que conforme vamos praticando, vamos conseguindo trabalhar isso também.

    flor2

    O projeto que tem apoio do Yes Wedding conta com a ajuda dos doadores gentis: decoradores, floristas, empresas e pessoas físicas que doam as flores dos eventos que fazem.. Além de recolher as flores, criar novos arranjos e levar essa alegria aos idosos, o projeto ainda ajuda aqueles que não tem renda para decorar seu próprio casamento. Ah! E olha que bacana, o projeto ajuda até mesmo os voluntários que participam. Se você tem vontade de trabalhar como florista essa é uma ótima oportunidade de ajudar e ser ajudado. Os voluntários aprendem a fazer arranjos e após 20 horas de trabalho voluntário recebem um certificado de aptidão para que possam trabalhar como freelancer para as floriculturas e decoradores parceiros do projeto.  

    Você também gosta de flores? Então, aparece por lá. O ideal é ser um voluntário assíduo, mas o projeto não exige isso. Vai quem quer, quando puder.

     

     

     

  • Amor em Movimento

    Aniversário solidário com um Clique da Esperança

    Assim que joguei a ideia do Desafio do Amor em Movimento ao universo, não demorou muito para ter a minha primeira oportunidade de vivência. Recebi o convite para o primeiro aniversário da filha da minha amiga Priscilla, a Catarina (Coty para os mais próximos) que aconteceria dia 14/02. O que aparentemente seria apenas mais uma festinha com muita coxinha, hot-dog, brigadeiro e personagens infantis, se transformou em um convite muito especial. O evento anunciado no Facebook, avisava que não ia ter festa. Por um segundo fiquei triste e pensei: nada daqueles deliciosos docinhos? Ahhh =( (Brincadeira, Pri. Mas confesso: sou enlouquecida por brigadeiro, beijinho, bicho de pé… E aqueles com uva dentro, então?! AMO. hehehehe)

    História da aniversariante

    Gulodices à parte, enquanto lia aquele convite de aniversário aparentemente sem festa, me lembrei da história da Coty. Foi uma fase difícil pra família, pois ela nasceu e ficou durante 28 dias na UTI, devido a uma má formação no esôfago, a atresia esofágica, uma doença rara e congênita. Passei algo semelhante com meu sobrinho Thomas que nasceu com síndrome de down e com a saúde debilitada, foi direto pra UTI, e por lá ficou durante um mês. Infelizmente, ele faleceu com 7 meses. Com certeza, esse foi um dos motivos que este convite de aniversário mexeu tanto comigo. Assim como a Pri,  minha irmã e o marido tiveram todo o apoio financeiro e emocional necessário para enfrentar aquela situação. E nessas horas pensamos, e quem não tem? Além de todo o desgaste e dor que acompanha uma doença e o tratamento, a família ainda ter que se preocupar com o custo, em como conseguir dinheiro para pagar, deve ser desesperador. 

    Imagem3

    Aniversário sem festa

    Não tinha como ser diferente, me emocionei quando descobri que o convite do aniversário da Coty era para atenuar o sofrimento de uma dessas famílias, através de um site chamado Clique da Esperança. Esta é uma plataforma gratuita que auxilia pessoas com doenças graves a arrecardar dinheiro para cirurgias e tratamentos médicos. Todos os documentos dos envolvidos e avaliações médicas são verificados pela equipe do site. Depois disso, a família ganha uma lojinha que conta a história de quem precisa de ajuda. Nessa página, você encontra presentes virtuais e escolhe o valor da sua contribuição. Os presentes como bicicleta, docinhos, brinquedos, passeios, livros, são simbólicos, apenas para tornar a doação mais lúdica e divertida. Mas o dinheiro doado é real. Ao final, todo o valor arrecadado é entregue à família. O site não fica com nada. Que ideia bacana, né?! Um site super simples e fácil de usar. A Pri viu uma matéria sobre esse site e decidiu preparar esse aniversário solidário. Uma comemoração com  30 dias de duração com os convidados presenteando crianças selecionadas por ela e pelo marido.

    Primeira história escolhida: Princesa Gigi

    A pequena Giselly, uma menina de três anos que tem paralisia cerebral e luta para conseguir andar. A campanha visava arrecadar R$ 11 mil reais para um novo ciclo do tratamento que ela faz chamado Therasuit, que ajudará na coordenação motora, desenvolvendo força e resistência muscular. A campanha já atingiu a meta e o mais bacana é que metade do valor foi arrecado com o aniversário da Coty. Mérito da Pri que soube engajar seus convidados postando fotos da aniversariante comemorando a cada nova doação e, claro, dos convidados que se mostraram super solidários.

    Imagem5

    Segunda história escolhida: Guerreiro Thiaguinho

    Como a meta foi atingida antes do dia do aniversário da Coty, logo os papais dela escolheram uma nova história, a do Thiaguinho. Um menino com múltiplas malformações que tinha chances mínimas de sobreviver, antes mesmo de nascer. Um verdadeiro guerreiro que já está com três anos e não corre mais risco de morte, mas ainda luta por uma reabilitação total. Ele ainda precisa passar por algumas cirurgias e os gastos são muitos, o aniversário da Coty auxiliou, mas a meta ainda não foi atingida. A campanha da família continua no ar e quem quiser ajudar o Thiaguinho acesse a lojinha dele aqui.

    Imagem4

    A minha contribuição

    Achei muito legal e útil esse site. E foi uma experiência gratificante comemorar o aniversário da Coty de um jeito diferente e cheio de significado. Não tomou nem 10 minutos do meu tempo. Não me atrapalhou. E não pesou no meu bolso. É possível fazer doação de R$ 5,00, gente! 

    Quero com esse desafio mostrar que mesmo com crise, sem grana, dá pra ajudar. Quando decidi me desafiar, a ideia era participar como voluntária, colocando a mão na massa. Nada de contribuições financeiras. Porém este foi um convite especial que tocou meu coração. E uma coisa que aprendi com a minha mãe e sempre digo quando alguém me diz que não doa dinheiro para pessoas e ONGs, pois não confia, é que não importa o que vão fazer com o dinheiro, o importante é o sentimento que colocamos ali. A nossa intenção em ajudar. Podemos controlar a nossa ação, mas a honestidade do outro, não. Esta é uma responsabilidade integral do outro. Assim, faço doações em dinheiro apenas quando algo ou alguém me emociona, toca a minha alma.  E a história do Thiaguinho, o Clique da Esperança, a Pri e a Coty, fizeram isso comigo.

    No caso de aniversários como este da Coty, a família já faz a triagem e escolhe para quem você vai doar, então é mais rápido ainda. Agora se você quiser doar sem estar vinculado a algum aniversário, também é possível e aí só vai tomar um pouquinho mais do seu tempo para que escolha a história que mais toca seu coração. São tantas histórias lindas que você não vai nem perceber o tempo passar e vai querer ajudar todo mundo.

    Imagem1

    Resultados do aniversário

    A campanha ficou no ar até dia 14/02 quando a Coty completou um ano de muita festa diária em sua casa. A Pri fez um post bem legal contando como foi viver essa experiência e dividiu os resultados:

    30 dias de campanha

    172 posts no “evento”

    85 fotos postadas

    14 vídeos postados

    11 compartilhamentos do site Clique da Esperança

    135 pessoas fizeram doações (6 pessoas doaram do exterior)

    2 crianças ajudadas (a Gyselle e o Thiaguinho)

    Mais de R$ 12 mil arrecadados

    Muitas pessoas felizes em ajudar!

    É, o primeiro aniversário da Coty, foi um sucesso.  A festa e a diversão ficou por conta das fotos, vídeos e textos postados no evento e, principalmente, da alegria de poder contribuir com a superação dessas crianças. O presente foi ter o coração preenchido pela solidariedade, empatia e a compaixão. Foi ver pessoas que nem se conhecem comemorando o olhar do outro com esperança de ter uma vida saudável e feliz.

    E você, já está participando do desafio? Vamos juntos mudar esse mundo e aumentar a nossa felicidade.  #DesafioAmorEmMovimento #Lentesdocoracao #Sejaoladobomdavida

    Até o próximo desafio, amores! =) <3